Fiat quer híbridos transformados em elétricos automaticamente

Fiat quer híbridos transformados em elétricos automaticamente

A Fiat está a desenvolver um projeto em Turim que permitirá aos seus modelos híbridos passarem automaticamente a 100% elétricos quando entram nos centros urbanos congestionados, indica a Reuters.


Por Automonitor

Publicado às 17:20, 3 Jun, 2020

O projeto, que visa maximizar os benefícios ambientais dos modelos híbridos, surge numa altura em que a Fiat Chrysler (FCA) lança os seus primeiros modelos de motores alternativos, tentando compensar a distância para as fabricantes rivais que já oferecem uma gama completa de elétricos e híbridos no mercado europeu.

O projeto, apelidado ‘Turin Geofencing Lab’ e que envolve as autoridades da cidade de Turim e a agência de transportes públicos GTT, tem como base um protótipo com sensores totalmente integrados que permitem ao veículo “saber” quando entra numa zona de tráfego restrito, afirma a FCA esta quarta-feira, em comunicado citado pela Reuters.

Os sensores desligam automaticamente o motor de combustão e passam para o modo elétrico. Tal permitirá que os híbridos possam assim circular livremente no centro da cidade italiana – apenas reservada para os carros 100% elétricos – e consigam lugares de estacionamento exclusivos para elétricos.

O sistema foi testado inicialmente no novo híbrido plug-in Jeep Renegade 4xe. Os testes deverão ser estendidos aos outros modelos híbridos do grupo italiano a partir do próximo ano. Roberto Di Stefano, responsável EMEA e-Mobility da FCA, afirma que uma vez concluído o projeto de Turim, o sistem deverá chegar a outras cidades, tanto em Itália com noutras cidades europeias.

pub