Vendas de Veículos Elétricos em novembro de 2020 aumentam 80% em relação a novembro de 2019 – UVE

Vendas de Veículos Elétricos em novembro de 2020 aumentam 80% em relação a novembro de 2019

Crescimento consolidado das vendas dos Veículos Elétricos, quer dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), quer dos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Apesar do ano de pandemia que atravessamos os Veículos Elétricos apresentam um forte crescimento das suas vendas.

Muito se tem falado do maior aumento das vendas dos híbridos plug-in comparado com o aumento das vendas dos 100% elétricos. Analisando as vendas de novembro de 2020 podemos constatar que essa tendência não se verificou, pois o crescimento das vendas dos elétricos puros em relação a outubro deste mesmo ano foi de 33.6%, bem superior ao crescimento verificado nos híbridos plug-in que foi de apenas 4.5%, para o mesmo período.

Se analisarmos o crescimento das vendas dos BEV em novembro de 2020 em relação ao mês homólogo de 2019, registamos um crescimento de 110%. Registou-se mais uma vez uma tendência de grande aumento e consolidação que decorre num período de 12 meses particularmente marcado pela pandemia da covid-19.

Em relação aos híbridos plug-in, embora o crescimento homólogo novembro 2020 vs. novembro 2019 também tenha sido significativo, 66.6%, ficou abaixo do crescimento já referido dos veículos 100% elétricos.

Quando analisados em conjunto todos os Veículos Elétricos com ficha (BEV e PHEV), estes registaram um crescimento de quase 80% (mais precisamente de 79.8%) este mês de novembro de 2020 em relação ao mês homólogo de 2019, o que são excelentes notícias para o avanço da Mobilidade Elétrica em Portugal.

Continua a hecatombe na indústria automóvel tradicional dos veículos com motores de combustão interna, sejam a gasóleo ou a gasolina. Nestes onze meses de 2020, só em fevereiro registaram uma ligeira subida (3.8%), sendo que acumulam quedas nos últimos nove meses, registando-se um contínuo aumento das quedas percentuais desde o mês de agosto. No global do ano de 2020, a queda nas vendas dos VCI (Veículos com motor de Combustão Interna) atingem os 41.2%!

Vejamos agora o que aconteceu às vendas dos veículos 100% elétricos. Crescimentos significativos em nove dos onze meses já decorridos, e desde o mês de junho com constantes aumentos das vendas sendo que nos últimos cinco meses esses aumentos são na ordem das dezenas percentuais. Só em novembro, pelo terceiro mês este ano, esse aumento nas vendas superou os 80%, mais precisamente 83.7%! A quota de mercado dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) este mês de novembro atingiu o extraordinário número de 19.6%, enquanto a quota para todo o ano de 2020 cifra-se agora nos 12.6%.

Um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal durante o mês de novembro de 2020 foi um veículo elétrico!

No gráfico seguinte fica bem patente a consolidada recuperação das vendas dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) em Portugal, com seis meses consecutivos de ganhos, comparativamente à contínua queda nas vendas dos veículos com motores a combustão (VCI) que já acumulam nove meses consecutivos de quedas com a tendência de queda a acentuar-se.

Veículos movidos a energias alternativas superam veículos a gasóleo

Se aos veículos 100% elétricos (BEV) e aos veículos híbridos plug-in (PHEV), juntarmos os híbridos convencionais (HEV – Hybrid Electric Vehicle) e os híbridos não elétricos (maioritariamente o GPL), temos que nesta categoria de veículos movidos a energias alternativas, a sua quota de mercado (32.5%) já ultrapassou a quota de mercado dos veículos movidos a gasóleo (32.4%), e aproximam-se da quota dos veículos movidos a gasolina (35.1%).

Nestes dois gráficos estão bem identificadas as diferentes categorias de propulsão dos veículos movidos a energias alternativas, e a sua respetiva quota.

E como está o pódio das marcas em novembro?

Nos veículos 100% elétricos, por marcas mais vendidas este mês de novembro temos a Renault em 1.º lugar com 125 viaturas entregues, a Nissan em 2.º lugar com 119 unidades vendidas e a fechar o pódio no 3.º lugar a Hyundai com 94 veículos vendidos. No acumulado do ano, a Tesla mantém o 1.º lugar com 1.142 viaturas vendidas, seguida da Renault em 2.º lugar com 1.080 unidades entregues e a Nissan em 3.º lugar com 1.014 veículos vendidos.

Nos híbridos plug-in, os três primeiros lugares mantêm-se para as marcas Mercedes-Benz (1.º), BMW (2.º) e Volvo (3.º), quer no mês de novembro, quer no acumulado do ano. De registar a entrada da Renault nesta categoria dos híbridos plug-in, no 4.º lugar, com 102 unidades vendidas.

No somatório das duas categorias (BEV+PHEV), os três primeiros lugares continuam nas três marcas já referidas, a Mercedes-Benz (1.º), a BMW (2.º) e a Volvo (3.º), tanto no mês, como no ano. A Tesla é a única marca exclusivamente elétrica presente neste quadro ocupando o 5,º lugar e 1.142 viaturas vendidas este ano de 2020.

Em resumo, neste mês de novembro é de salientar a quota de mercado dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) com 19.6% de quota de mercado!

E o crescimento de 80% dos veículos 100% elétricos face ao mês homólogo de novembro de 2019.

O parque automóvel elétrico em Portugal continua, assim, a crescer a um ritmo muito acelerado. Portugal está bem colocado na eletrificação do seu parque automóvel, indispensável para o desafio da descarbonização da economia.

Artigos relacionados

Vendas de Veículos Elétricos até outubro ultrapassam o total do ano passado

A dois meses do final do ano de 2020, foi ultrapassado o total de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos em 2019.Foram vendidos 14.407 Veículos Elétricos em Portugal, de janeiro a outubro de 2020. Em outubro, foram vendidos 2.055 Veículos Elétricos, dos quais 622 são BEV – Battery Electric Vehicles (100% Elétricos) e 1.433 são PHEV – Plug In Hybrid Electric Vehicle (Híbridos Plug In).

Portugal em 4.º lugar na venda de Veículos Elétricos na Europa

Segundo o relatório publicado pela T&E – Transport & Environment, Portugal ocupa o 4.º lugar em vendas na Europa de Veículos Elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – Híbridos Plug-In). Mais um sinal que a Mobilidade Elétrica não é uma moda, mas sim um meio para um objetivo comum de descarbonização urgente da sociedade.

Please follow and like us:
Instagram